sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O gringo e o caranguejo

Cultura, ah..a cultura..o conjunto de práticas e ações sociais, crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Não, isso não é um curso de Sociologia..mas como a cultura é curiosa né? E nada melhor que alguém totalmente alheio à nossa cultura, para nos mostrar o quão tosca ela pode ser..

Recentemente recebi um amigo em Fortaleza..ele é do centro-oeste (nada de mar), e estava morando na Europa, lá em cima..lá onde o mar é artigo de luxo. Quando uma pessoa dessa vem no nordeste, tudo o que ela quer saber é de mar, praia e todos os seus derivados..como um bom hospedeiro, levei o parasita a todos os pontos turísticos da cidade e é claro, pra comer algumas iguarias provenientes das águas salgadas. Estava tudo muito bem, e o gringo achando tudo muito bom..até que chega o teste final, o ENEM, o vestibular, a defesa da tese de aculturação no nordeste: comer caranguejo. Acho que ele nunca se arrependeu tanto de ter pedido algo pra comer..normalmente eu como muito, mas na praia. Comer caranguejo em restaurante é como querer vomitar em canudinho..por mais que você tenha classe, você sempre vai sair melado e fedendo. Enfim..como não tava com muita vontade de comer caranguejo, comi só um, me lavei e fiquei ali observando a cena, e entendi o porque de tanto trauma. Segue..

Você tá la de boa na mesa, e pede o caranguejo..uns 10, 15 minutos depois vem a garçonete e coloca na sua frente uma tábua e um pedaço de madeira..fico imaginando o que passa na cabeça do turista nesse momento: "oi? o que eu faço com isso?" ou "o bicho vem vivo e a gente mata na mesa"..enfim..começa com uma louça totalmente diferente..nada de garfos, facas, e coisas do gênero..é tudo no porrete e na tábua.

Passado mais um momento a moça volta agora com a iguaria: aquele pokemon peludo que parece ser a evolução da aranha caranguejeira (alias,nesse momento ele aprende o pq a aranha ganhou esse nome), olhando pra vc, boiando numa bacia de plástico verde-transparente (sempre) cheia de um líquido amarelado. Farofa. Um molho branco com umas folhinhas boiando. Nessa parte o gringo já decidiu que vai comer só a farofa..

Daí começam-se os trabalhos: alguém pega o primeiro da bacia, sai derramando caldo até chegar no seu "prato". Quebra uma das patas do bichinho, enfia no molho, na farofa, e come. Dai morde as extremidades da mesma pata e chupa. Joga a carcaça fora, e começa a fazer isso com todas as patas menores..daí um não consegue com o dente e começa a tacar o pedaço de pau com força na pata do caranguejo até ela quebrar, respingando molho em todo mundo. Ao mesmo tempo um tá batendo numa pata ( TOC TOC TOC) o outro ta chupando outra pata ( CHULP CHULP CHULP) e outro ta quebrando com o dente (CREC CREC CREC)..todos puxando e quebrando as partes do crustáceo com as mãos e um porretinho e enfiando tudo na farofa e comendo..nesse momento eu vi um clã neandertal abatendo e comendo a caça do dia..é realmente uma cena repugnante..mas não para por aí..

Sempre tem a briga pela pata grande (patola), e aquele povo melado puxa o caranguejo pro seu lado : "esse é meu, vc já comeu o outro!". E começa a guardar o caranguejo como se fosse seu maior tesouro, fuzilando com o olhar todos a sua volta e ameaçando tacar o porrete em quem se atrever a pegar.

Quando o gringo acha que tudo acabou e que ele já comeu e viu e cheirou o suficiente, afinal, ele já "comeu"todas as patas..vem a parte do tórax do bicho (chamado peito). Um começa o cerimonial abrindo o cefalotórax do caranguejo, deixando sair toda a nojeira que tem dentro. Para vc ter noção de como é, parece o macaco do Rei Leão quando quebra a fruta lá pra passar a gosma no Simba, só que a do caranguejo é preta e fedida. Ai lava-se essas partes na água amarela (já marrom nesse momento), afinal, tem q limpar né? OK..ai coloca-se farofa, o molho branco, e o molho que vc usou pra lavar..sim..ele volta pro caranguejo..de repente se ouve um: "Socorro! Alguém prende meu cabelo! Matheus!" E a cena é linda..a menina segurando uma pata com a mão, o corpo na outra e mantendo o cabelo fora dos olhos com o cotovelo enquanto alguém se compadece e prende o cabelo dela..(sempre tem essa cena..)

Bom..resultado..depois que acaba o caranguejos os neandertais pegam os potinhos de farofa, colocam o molho branco dentro e começam a comer com a colherinha (aí o gringo já acha a idéia mais simpática)..mas é FAROFA E MOLHO..mas não sobra nada..aliás..sempre pedem mais..a mesa tá uma nojeira, toda molhada..suas mãos, cabelos e celulares, e tudo mais que estiver na mesa (cardápio, guardanapo) tá tudo ensopado e cheirando peixe podre..a moça vem limpar, você passa 3 horas no banheiro tentando tirar o fedor e voltando a ser o digno e educado cavalheiro do sec XXI..sim..o neandertal morre nessa hora..

Com a mesa limpa, todos pedem pizza com coca, afinal, caranguejo não alimenta, mas estão todos felizes pela viagem no tempo..

Nossa..nunca tinha me ligado de como comer isso podia ser nojento e bruto..mas é bom..na praia, lógico..ah..meu amigo gostou da experiência..mas a melhor parte foi a pizza mesmo.